Pesquisa

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O fim do Nosso Mundo!

A verdade incontestável é que os sinos do Apocalipse já estão badalando. A melodia que anuncia o fim dos velhos tempos já ecoa por todos os cantos. O nosso velho mundo irá morrer. Isso é ótimo! E no lugar dele, uma nova civilização será erguida. A miséria e a falta de esperança serão apenas lembranças já sepultadas. O fantasma Malthusiano da fome será exorcizado. A guerra, a peste, a falta de perspectiva, o desrespeito nosso em relação ao meio ambiente, o preconceito, a pobreza e a inversão dos valores darão lugar ao novo mundo, onde há abundância para todos. Alegrai-vos! Um fim se aproxima! Um novo caminho precisa ser trilhado! Temos que mudar e é já! E então, vamos começar?

Já ouviu falar em “déficit ambiental”? Os países mais ricos são aqueles com o maior déficit ambiental. Ele é inversamente proporcional ao lucro. O que significa isso? Uma pergunta bem idiota pode nos ajudar a compreender tudo. Quem compra mais? Um rico ou um pobre? Partindo desse raciocínio, entendemos o porquê dos países ricos consumirem mais. Combustíveis fósseis, madeira, água, alimentos, cereais, grãos e outros recursos dos países pobres são consumidos somente pelos países desenvolvidos.

Como provar a afirmação acima? Ora, as inovações e tecnologias apresentadas pelas sociedades mais desenvolvidas só existem graças aos recursos naturais dos povos em desenvolvimento. Por causa do crescimento econômico, a natureza é sacrificada. E não é só isso! Em nome do luxo e do desperdício de alguns, a maioria sofre. O planeta é capaz de suprir todas as necessidades da humanidade. O problema é que apenas uma minúscula parcela da nossa espécie pode usufruir de tudo isso. Dessa forma, a qualidade ambiental dos países emergentes decresce, não permitindo que eles saiam dessa condição. A miséria, a pobreza, a fome, a poluição, a decrescente qualidade de vida e a eterna condição de subdesenvolvimento são conseqüências do nosso relacionamento com a natureza. Por mais que haja progresso econômico e tecnológico para poucos, a maioria está fadada a uma péssima qualidade de vida. O pior mesmo é que mesmo em países desenvolvidos, problemas sociais como pobreza, desemprego e a violência afetam uma grande parte da população. Nossa cultura e filosofia estão baseadas em duas coisas. De um lado, as empresas precisam lucrar e do outro, as pessoas precisam comprar. Iludidos pelo consumismo, queremos o carro do ano, por exemplo, para obter “status social”. A marca das nossas roupas e sapatos define o quão importante somos e quem somos. A conta bancária define se a pessoa é uma “vencedora” ou uma “perdedora”. O mesmo vale para o diploma, profissão, sobrenome e etc. O preconceito, racismo, falta de cultura, a ignorância, a superficialidade, o vazio espiritual e a ausência de valores éticos são reflexos da crise ambiental e do quanto somos influenciados pelas “verdades” da televisão e da mídia. Meio ambiente é tudo. Ponto final. Todos os problemas da humanidade estão enraizados no modo como nós tratamos a mãe Terra.

O desenvolvimento sustentado é a saída para tudo isso. O que precisamos é abalar e derrubar os alicerces da nossa cultura consumista e da filosofia egoístas. Uma revolução cultural e a luta pela causa ambiental são necessárias para que haja um amanhã.

Tecnologias, soluções, ciências, conhecimentos e técnicas não faltam para isso. O que precisamos? De fé! Pode até parecer baboseira filosófica e pseudo-psicologia, mas não há outro jeito. Soluções para a problemática do equilíbrio ecológico existem aos montes, como os engenheiros preocupados em erguer casas e edifícios em locais adequados, ao invés de invadir ecossistemas como florestas, montes e encostas e transforma-los em selvas de concretos. Com a área “verde” protegida, os poluentes gasosos como o gás carbônico expelido pelas chaminés e canos de escape dos carros é capturado pelas plantas dos ecossistemas preservados. Assim, todo o ar de uma cidade fica limpo por causa da preocupação de um engenheiro em não cortar árvores para construir uma casa. Embalagens biodegradáveis confeccionadas por químicos, engenheiros químicos e bioquímicos evitam o acúmulo de lixo. Em outras palavras, você pode comprar um pãozinho sem nenhuma preocupação, afinal, a sacola que irá embalá-lo é constituída de material que não agridem a natureza. Empresários preocupados com a questão da logística reversa, ou seja, a reciclagem, lucram e ao mesmo tempo, economizam recursos naturais, tempo e dinheiro. Físicos e matemáticos tem muito que contribuir com a confecção de máquinas, caldeiras, motores e equipamentos que consomem menos energia térmica e elétrica. O interessante é preservar o meio ambiente sem abrir mão do conforto. É o tal do crescimento sustentável. As conseqüências são todas benéficas. Uma natureza preservada significa aumento na qualidade de vida. O que importa mesmo é ensinar para as pessoas que a educação ambiental é uma responsabilidade de todos. O “como preservar o verde” deveria ser tema de todas as faculdades, cursos técnicos e superiores. Afinal, todas as ciências e profissões têm como contribuir para o mundo. Aprender o um pouquinho do básico da ecologia não faz mal para ninguém! Somos todos importantes e temos capacidade de melhorar o mundo. É preciso que a qualidade de vida, geração de empregos, produção, consumo inteligente, a consciência crítica, a felicidade das pessoas e o bem-estar da natureza acompanhem o crescimento econômico. É fundamental mencionar que o desenvolvimento sustentável não é nenhuma política ou idéia. Há políticos que defendem isso com unhas e dentes. E há aqueles políticos que ainda estão crendo que a preservação ambiental envolve apenas reciclagem e não cortar árvores.

Portanto, graças ao “analfabetismo ambiental”, sempre haverá grupos e políticos desacreditando no desenvolvimento sustentável. Aqui no meu blog, não defendo aquele ou esse político. E que fique bem claro a minha posição neutra quando a classe política.

Defendo apenas a essência da ecologia. Confio apenas no potencial das pessoas. Meu escrito no blog é a única forma encontrada por mim para divulgar o que é a educação ambiental. São muitos aqueles que fazem o mesmo. Portanto, quanto mais ações parecidas melhor. Quero que isso seja adotado por todos.



Viva a ecologia!

Viva a sociedade alternativa!

Viva um mundo melhor!

5 comentários:

  1. Oi Felipe,
    é só colocar o link do Desenvolvimento Sustentável no seu blog e nos avisar para colocarmos o seu também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi,Felipe,vim retribuir a sua visita.......vc deixou um comentário em um blog,que eu tbm faço parte( desenvolvimentosustentavel.blogspot.com )......qd puder,visite o meu blog tbm......mimirabolantes.blogspot.com , vou acompanhar o seu trabalho......abs,Monique

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe, tudo bom? Atualize o endereço do Blog Mundo Verde para continuar acompanhando nossos posts!
    www.mundoverde.com.br/blog
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, o seu blog, Felipe!

    Obrigada pela visita ao http://www.vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com.. Precisamos continuar difundindo as idéias e conscientizando pessoas.

    Helena Rezende

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ajudar na salvação do mundo, enquanto não consigo eu e meu amigo criamos este bog para ver as coisas engraçadas da vida: www.babaquicesdavida.tk

    ResponderExcluir