Pesquisa

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que é ser feliz num mundo tão cruel?

Por que as pessoas estão cada vez piores, mais infelizes e deprimidas?

Por que a depressão é considerada o mal do século?

O que isso tem a ver com meio ambiente?

Esse texto tem a dura missão de encontrar a resposta para os questionamentos de cima.


       Tem notado como as coisas andam difíceis? Ligue a televisão na hora do jornal e sempre aparece alguma notícia relacionada com assassinato, crime, estupro, acidentes automobilísticos, tráfico de drogas ou violência. O mesmo serve para as notícias no jornal, rádio e etc. E ao mesmo tempo, nós esquecemos de dar "bom dia" ao nosso vizinho, nem mais nos lembramos de sermos educados, cordiais, conversamos mais com um colega no orkut do que com as pessoas de carne e osso, estamos cada vez mais distantes, estressados e magoados. O pior de tudo é que fazemos tudo isso sem querer. Afinal, fazemos isso porque estamos nervosos e a nossa raiva nunca passa. O que acontece é que estamos sofrendo da "síndrome da cidade grande." Ou seja, somos vítimas de medos, fobias, infelicidades e tristezas. A taxa de suicídio só cresce com o passar do tempo. Os autores e escritores ganham fortunas por escrever livros de auto-ajuda. Certa vez, uma médica tinha me dito que seria melhor colocar remédios e calmantes em cada caixas de água do mundo. Assim, talvez, resolveríamos isso tudo. Claro que não concordei com ela. Afinal, por que estamos cada vez mais tristes? Já sabemos que é isso que nos faz agir de uma maneira irracional e continuamos apertando nessa tecla. Amizades são jogadas fora, casamentos são destruídos, lares e famílias inteiras sofrem. Por que você acha, por exemplo, que é tão difícil largar o vício? Tem gente que fuma maconha para poder escapar da própria realidade, ao menos, por algumas horas. Ou você acredita que pessoas nascem já propensas a mergulhar no vício? Pergunte a qualquer um que já teve problemas com drogas.
Vivemos assim, sem saber o que fazer da vida, sem nenhum futuro ou perspectiva. Nem mais vivemos, apenas existimos.

E agora? Tem solução?

Tem! Pode confiar!
Quem tem mais chances de "pegar" a meninada na balada? Não é aquele sujeito com carro? Aquela atriz importante daquela novela famosa vai posar pelada na revista por quê? Não é para ficar mais famosa? Quantos "cantores" ganham horrores só por terem um rostinho bonito? Lembra daquela garota popular na escola só porque sempre aparece com roupas bonitas? E o que falar daquele político que rouba apenas para poder viajar ao exterior, praticar o nepotismo e viver no luxo e no desperdício? Nossa sociedade está cada vez mais fútil, arrogante, iludida, preconceituosa e superficial. Valorizamos o "ter" ao invés do "ser." Garis, empregados e diaristas, por exemplo, são taxados de fracassados e ignorantes. E tem gente que acusa esse pessoal de não ter ambição suficiente e de não ter estudado, além de colocar o fracasso econômico do nosso país nas costas desses coitados! O que precisamos é adotar uma nova filosofia de vida.


   Sonho com o amanhã, onde as pessoas buscam a felicidade quando praticam o bem. É lógico que dinheiro traz felicidade. Quem não gosta de ganhar dinheiro? O que importa é saber que dinheiro não é tudo. Você precisa entender que é possível conquistar um grande amor numa festa sem precisar de um carro para impressionar todo mundo. Uma amizade sincera é feita através de pequenas ações. Quem acredita que dinheiro traz amizades está enganado. Donos de empresas não são os únicos responsáveis pelo funcionamento desse país. Trabalhadores, empregados, garis, diaristas e os chamados "peões de fábricas" também são. E não há nada de errado em ser honesto, em não querer seguir a filosofia consumista dessa sociedade e assim por diante.


  As opções de compra são tantas... A propaganda, a internet e a televisão dominam as nossas vidas. Estamos cada vez mais parecidos. Usamos as mesmas roupas por causa da marca, ouvimos as mesmas músicas, falamos as mesmas gírias e até agimos de modo parecido. Queremos ser como as celebridades, atores, atrizes e modelos. A mídia controla nossa vida.

Ser livre é ser feliz. Seja você mesmo. Pense e reflita sobre a sua vida.

Procure ser cordial, educado e transparente. Faça a diferença. Respeite para ser respeitado. Perdoe, não guarde rancor. Não compre um carro para conquistar a menina dos seus sonhos. Não fume maconha para poder se sentir aceito. Saiba que o dinheiro que você ganha te trará felicidade... Só que ele não te fará mais ou menos amado ou importante.

Bom, chega de bancar o filósofo. Vamos falar o que isso tem a ver com o meio ambiente.

A sociedade está cada vez mais comprando. O meio ambiente está cada vez mais agredido. O carrão que o garoto comprou para "pegar" a menina vai poluir o meio ambiente. Para produzir as roupas que a garota vai usar para ser popular, muitos recursos naturais foram gastos. A sacola plástica que você usou para comprar o pãozinho da padaria vai poluir o meio ambiente. Várias árvores foram derrubadas para produzir o papel que você usa. O importante é entender que compra equivale à produção de lixo e de poluentes. E do jeito que compramos desesperadamente, o planeta será destruído em pouco tempo. As empresas estão nem um pouco preocupadas com a preservação ambiental. Afinal de contas, o que importa é vender. Recursos naturais são consumidos de um modo irracional por que não sabemos como sair dessa ilusão chamada “propaganda”.

Reciclar é preciso.

Usar materiais biodegradáveis é uma ótima alternativa.

O que interessa não é parar de comprar. A listinha de coisas acima são soluções para conciliar o “comprar” com o preservar. Lógico que existem muito mais coisas. Tecnologia é o que não falta para salvar o mundo. O interessante é fazer com que as pessoas adotem uma nova filosofia de vida. Precisamos de consumidores críticos, pessoas inteligentes e responsáveis.

Agora, você entende que não adianta ficar pelado, no meio da rua, como uma forma de protesto para fazer com que a poluição pare? Mostar o que você tem no meio das pernas não vai adiantar NADA!
Aqueles que mais falam são aqueles que pouco fazem. Mude o seu estilo de vida. Seja crítico.
E você acha que isso é ensinado na escola? As pessoas, no máximo, aprendem que preservar é reciclar e não derrubar árvores.
Isso é errado! A escola deveria ensinar coisas que discutimos no meu blog, por exemplo.
Adotar uma nova postura diante do mundo é preciso e educar as futuras gerações é uma boa forma de começar isso tudo.
Trocando em miúdos, o ser humano está destruindo o planeta. Depressão, desonestidade, doenças, mágoas, a pobreza espiritual, pessoas "podres por dentro", gente falsa, a valorização da aparência, dos bens de consumo e da riqueza são sinais disso. Nossa crise de valores é algo surgido da crise ambiental mundial.

Grandes empresas, poderosas corporações e governos têm um papel fundamental nisso. E é claro que nós também temos.


Queria ter talento para ser professor. Mas... Faço o que posso no meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário