Pesquisa

sábado, 30 de janeiro de 2010

As grandes mentiras sobre Desenvolvimento Sustentável:




Em primeiro lugar, devemos entender o que é o desenvolvimento sustentável. Em uma linguagem bem simples, é uma forma de produzir, vender e consumir, sem agredir a natureza ou poluir. É fazer com que um país cresça economicamente, sem esquecer de zelar pela boa qualidade ambiental. E não é só isso. Não podemos esquecer da preocupação com o aumento na qualidade de vida humana. Afinal, é lógico que um país rico financeiramente, com um ecossistema equilibrado, precisa se preocupar em diminuir a criminalidade, a violência, a exploração, erradicar a fome, o analfabetismo, proporcionar meios para que aconteça a geração de empregos e etc. Logo, o desenvolvimento sustentado está baseado na melhoria da vida humana, ambiental e econômica.



A disciplina relacionada com o desenvolvimento sustentável é a educação ambiental.

Apesar de ser tudo muito bonito no papel, a idéia apresenta algumas falhas...



1)A Mentira: O Nosso Planeta não tem solução.

A Verdade: Toda a espécie, seja humana ou vegetal, surge e depois de algum determinado tempo, sofre extinção. Foi assim com os Dinossauros que morreram por causa do meteoro. Depois que a vida humana desaparecer, o ciclo da vida vai continuar normalmente. Novas espécies virão e as velhas desaparecerão. O problema é que do jeito como estamos lidando com a natureza, já no final do século 21, toda a humanidade estará extinta. Ou seja, a poluição, a fome, as catástrofes naturais e a desigualdade social (ricos e pobres) estão acelerando a nossa extinção. Chegará o dia em que por causa da falta de recursos naturais, a espécie humana entrará em colapso. Haverá guerras e países inteiros serão devastados. Entretanto, sempre é bom tentar achar uma luz no fim do túnel. É possível erradicar a fome mundial, diminuir o abismo entre ricos e pobres, reduzir a criminalidade, fazer com que os países prosperem economicamente e ao mesmo tempo, evitar que a natureza seja degradada.



2)A mentira: Preservação Ambiental não tem nada a ver com crescimento econômico ou demais problemas sociais como a fome, miséria e a violência.

A Verdade: Tudo está interligado. Tomemos os Estados Unidos como exemplo. Para que as indústrias possam produzir e o consumidor comprar, muitos recursos naturais são utilizados e o meio ambiente é agredido. O petróleo, um típico combustível fóssil, é um dos recursos mais utilizados pelo povo americano que adora comprar carros cada vez mais velozes e que gastam cada vez mais. Dessa forma, mais e mais toneladas de partículas venenosas são expelidas pelos canos de escapamentos dos carros, contribuindo para o efeito estufa. O vidro da garrafa de coca-cola vai se tornar lixo. Os resíduos químicos e as substâncias usadas pela indústria têxtil para colorir as nossas roupas, o detergente usado para lavar pratos e copos vai poluir corpos hídricos (rios, riachos e etc.). Todos os exemplos citados acima são importantes para aprendermos como é que o consumo e a indústria poluem. Como num ciclo vicioso, o que é importante é ganhar mais e mais dinheiro. Logo, o recurso natural se tornará cada vez mais escasso para que a indústria automobilística lucre. Vamos compreender outro exemplo. A indústria alimentícia precisa da prática agrícola para crescer. Então, florestas, tundras e demais ecossistemas darão lugar a campos onde se planta, se cultiva e se colhe. Obviamente, isso reduz a fertilidade do solo, acaba com os nutrientes e prejudica a biodiversidade. Grãos, legumes, cereais e demais alimentos não vão parar no estômago das pessoas. Pelo contrário. Para engordar apenas um quilograma de um boi, muitos quilogramas de soja, por exemplo, são usados.

E por isso, é que falta comida. E daí? Infelizmente, o que importa é o crescimento do setor industrial. As conseqüências são terríveis. Nosso modo de produção de alimentos não é suficientemente eficiente para produzir alimentos para todos. Além disso, o churrasco gordurento e o hambúrguer calórico são exemplos de alimentos tradicionais que nós estamos acostumados a comer e nos fazem mal. Deveríamos trocar os nossos hábitos alimentares. A redução da fertilidade do solo, a fome e a obesidade estão relacionadas. Muitas antigas civilizações, por exemplo, desapareceram por causa da infertilidade do solo. Ou seja, o solo ficou em nenhum nutriente e improdutivo. Mudando de assunto, sem esquecer de  seguir essa linha de raciocínio, veremos que a quantidade absurda de carros circulando nas ruas é um dos motivos principais pelo aparecimento do efeito estufa. Além disso, a fumaça e a poluição provocam problemas respiratórios como náusea, câncer e demais males. O ruído dos motores são fontes de poluição sonora e provocam graves problemas emocionais como stress. Mais carros circulando aumentam o risco da ocorrência de acidentes automobilísticos. Jogar produtos químicos na água, desperdiçá-la e a falta de tratamento para despoluí-la são os motivos que interligam a escassez, a falta de água, poluição e miséria, afinal, a pobreza não é só falta de dinheiro.

É falta de tudo o que é indispensável para a sobrevivência humana como água. Há regiões aonde o descaso com o meio ambiente chega ao absurdo. O ar é poluído, o esgoto corre ao céu aberto, a água não recebe tratamento adequado, falta alimento e casas são construídas em locais irregulares com solos frágeis. Quando chove, a terra vira uma massa pastosa e todos morrem soterrados. Quem logo imaginou uma favela está coberto de razão. A exclusão social e a marginalização são produtos do desrespeito ambiental. Ironicamente, em locais como esse, pode faltar tudo. O que não falta é uma televisão e uma antena parabólica. Sem esperanças de melhorias, perspectivas, com a falta de informação adequada e uma boa formação escolar, as pessoas pouco se importam se estão vivendo como porcos. Afinal, não há nada para fazer. Não é a toa que a televisão é a “cocaína dos ignorantes.” Com isso, políticos corruptos e canalhas salafrários sobem ao poder e enrolar a população. Outro exemplo pode nos fazer compreender melhor. Um sapo colocado numa panela de água fervente vai reagir imediatamente. Com um salto, ele vai escapar do perigo. Agora, se você colocá-lo na mesma panela com a mesma quantidade de água e ir aumentando a temperatura aos poucos, o anfíbio nem vai notar. Logo, em pouco tempo, teremos uma “sopa de sapo.” Estamos sofrendo aos poucos e nem notamos. Chegará o dia em que não haverá chance de pular para fora da panela. Educação ambiental é algo relacionado com o combate a poluição, desemprego, miséria e a falta de cultura. Então, por que a educação ambiental que é tão relacionada sobre desenvolvimento sustentável, nunca mostrou esse “outro lado”? As escolas, por exemplo, nunca mencionaram que preservação ambiental está relacionada com a qualidade de vida humana e com o crescimento econômico. Tem professor que nem sabe da metade dessas coisas que são comentadas no blog! Quem elabora os conteúdos dados na escola são os políticos e outros demais funcionários. Se a situação fosse invertida, haveriam professores bem informados dispostos a mobilizar a sociedade para mudá-la. Logo, todos nós iríamos querer lutar contra a corrupção e os abusos cometidos pela classe política corrupta. Compreende? Pois é...



3) A Mentira: O aumento populacional prejudica o equilíbrio ambiental do planeta.

A Verdade: Essa mentira é imensamente perversa. Entretanto, esta é uma meia mentira. A lógica é simples. Mais pessoas significam maior número de consumidores. E mais consumidores aumentam a demanda. Com isso, mais e mais recursos naturais e hídricos serão usados, agredindo o meio ambiente de forma irremediável. Que tal entender melhor? Um exemplo seria a produção de papel. Mais pessoas usando o papel equivale a mais árvores sendo cortadas. Um maior número de gente nascendo e pessoas vivendo mais por causa dos avanços da área médica fazem com que a população cresça.

Logo, seria lógico pensar que o planeta sofre por causa desse crescimento populacional. Ou não? A questão é mais complexa. Cada país tem a sua cultura. Os americanos consomem mais.

Eles, por exemplo, tem o maior número de carros poluentes, as empresas mais poluidoras, compram mais produtos que não podem ser reciclados e assim por diante.

Se todos agissem do mesmo jeito, o planeta iria acabar logo, logo. Agora, vamos imaginar um país onde os políticos e as pessoas se preocupam com a questão ambiental.

Um bom exemplo são os países da Europa. As pessoas preferem se deslocar usando uma bicicleta, ao invés de usar o carro. Os produtos usados por eles são recicláveis e biodegradáveis. Se todos adotassem esse estilo de vida europeu e se preocupassem com o meio ambiente, a degradação ambiental não seria tão grave. O crescimento da população não é inteiramente responsável pela degradação ambiental. Concluindo, os dois principais fatores responsáveis pelo descaso ambiental são os aumentos populacionais e os hábitos relacionados com o consumismo de alguns povos. Para resolvermos isso tudo, basta que haja uma diminuição na população, no consumo e repensar em nossos hábitos. Se pararmos de consumir tanto, as empresas serão obrigadas a não tirar tantos recursos naturais do meio ambiente.

Reduzir a população para reduzir o consumo é uma alternativa, mas não resolve tudo.

Como reduzir o crescimento da população? As formas são várias. As escolas, por exemplo, deveriam mencionar sobre as responsabilidades envolvendo um filho. Como é no período da adolescência que mais ocorre gravidez indesejada, a escola poderia informar que ter um rebento equivale a gastos exorbitante de dinheiro. Educação, fraldas, higiene, alimentação e vestuários são exemplos desses gastos. Filho é algo para toda a vida e antes de tê-lo, o casal precisa pensar e se sentir preparado. A escola, como já citada, em o dever de informar sobre métodos como a camisinha e etc. Sexo deveria parar de ser tabu. Até a igreja deveria se manifestar a favor da camisinha e do planejamento familiar. As igrejas, não importando quais são, deveriam implantar projetos e programas relacionadas com a educação sexual e a prevenção de gravidez indesejada. Locais como favelas são as mais necessitadas desse tipo de auxílio. Educar uma população não é missão apenas da escola. Erradicar a pobreza envolve planejamento. As oportunidades de emprego criadas dentro de uma favela, por exemplo, podem suprir as necessidades de quantas pessoas? Quanto dinheiro precisa ser investido para criar cursos profissionalizantes e promover a geração de emprego? Esse é o tal do planejamento e na hora de fazer esse tipo de coisa, precisamos pensar sobre muitas coisas e o aumento populacional é uma delas.



4)A Mentira: Desenvolvimento Sustentável é uma mentira criada pelos países pobres para barrar o avanço econômico dos países ricos.

A Verdade: Para entendermos melhor isso, precisamos saber um pouco o carbono, um dos grandes pesadelos dos ambientalistas. Por que o ser humano é tão dependente o carbono? Muitas empresas, como aquelas dos países ricos, não têm como produzir seus produtos e evitar poluir. A indústria automobilística é um exemplo. Aquela fumaça do cano de escape dos carros é rica em carbono e agrava diversos problemas ambientais. A produção de papel depende da derrubada de árvores. Como num ciclo, as árvores absorvem o carbono e produzem ar puro. Logo, o “verde” é indispensável para “reciclar” o ar. Quanto mais usamos a madeira para produzir papel, mais tiramos a capacidade que o planeta possui para se “recuperar”. Já imaginou viver sem energia elétrica? Pois é... A usina termoelétrica queima o carvão mineral (minério tirado da terra). A queima produz calor, faz uma grande quantidade de água evaporar e o vapor movimenta motores e estes produzem energia elétrica. O importante é entender que a queima do carvão produz carbono. Os exemplos citados acima nos auxiliam a entender a relação entre atividade industrial e produção de carbono. Países ricos, aqueles com uma industrialização avançada, serão prejudicados se precisarem reduzir a produção de mercadorias e o consumo para impedir que o carbono afete o equilíbrio ambiental de forma irreversível. Então, segundo os governantes dos países ricos, o progresso econômico será prejudicado por causa do tal “desenvolvimento sustentável.” Lucrar, produzir e consumir, sem poluir é, na opinião deles, inviável. Esse foi o discurso do nosso amigo George W. Bush sobre desenvolvimento sustentável. A desculpa, apesar de ser esfarrapada, foi convincente e o povo norte-americano ainda sofre com a péssima qualidade ambiental. O que importa é fazer com que nossos governantes acreditem que o avanço econômico e o sucesso empresarial podem ser conciliados com o meio ambiente.



5)A Mentira: A tecnologia fará com que o crescimento da economia seja conciliado com o meio ambiente.

A Verdade: Essa, sem dúvida, é a maior hipocrisia. Através de bons exemplos, vamos entender tudo isso. O papel, por exemplo, não pode ser reciclado infinitamente. Cada vez que ele é reciclado, um pouco de sua resistência é perdida. Bom seria conciliar o plantio e a reciclagem. Soluções tecnológicas sempre apresentam falhas e precisam vir acompanhadas de alternativas. Energia elétrica é algo indispensável para a vida humana e a produção dela gera diversas formas de poluição. As atividades das usinas termoelétricas produzem uma quantidade enorme de carbono... Apesar disso, graças a elas, podemos usufruir de energia elétrica. Além disso, as empresas não têm como lucrar e evitar a emissão de gases como o gás carbônico. Na opinião de alguns ambientalistas, a tecnologia concilia tudo isso. Usinas hidrelétricas não poluem tanto e podem ser usadas no lugar de usinas termoelétricas. Como? Imagine algum acidente geográfico. Ou melhor, pense em alguma cachoeira. A queda da água faz com que motores funcionem e isso produz energia elétrica. Bom? Nem tanto. Essa tecnologia também pode provocar alguma alteração ambiental. Toda a água precisa ir para algum lugar. No caso, uma represa é o local ideal para armazenar a água depois de ela passar por uma cachoeira. Obviamente, a represa, antes de virar represa, era um local próximo ao acidente geográfico (cachoeira). Logo, é bem provável que existam muitas plantas e vegetais, afinal, a água e a vida vegetal se completam. Há casos onde florestas inteiras viraram represas e que agora, estão debaixo das águas. Até uma hidrelétrica pode prejudicar um ecossistema. O Brasil é um belo lugar com acidentes geográficos aos montes. Cachoeiras são coisas que não nos faltam. E no caso de países onde a natureza não é tão abençoada? Geração de energia eólica pode, inicialmente, representar uma resposta para o problema do carbono e da termoelétrica. Para quem não sabe, “cata-ventos” gigantes instalados em locais estratégicos giram e o movimento de rotação produz energia elétrica. O problema é que nem todos os países contam com correntes de ar suficientemente fortes. Há locais onde a tecnologia não resolve. Há pontos positivos e negativos no nosso progresso científico e por isso, a tecnologia pode ajudar a conciliar progresso econômico e ambiental, mesmo que não seja de forma completa. Como já foi citado, as soluções tecnológicas precisam vir acompanhadas de uma redução no consumo e na população.

6)A Mentira: A educação é a única forma de implantar o desenvolvimento sustentado.
   A Verdade: Mais uma meia verdade. É que quando alguém fala em educação, a escola é a primeira coisa que nossa imaginação busca. A educação formal, aquela desenvolvida dentro de uma sala de aula consegue educar as futuras gerações e somente isso. Mesmo que seja importante, o planeta exigie resultados mais imediatos. É preciso conscientizar as gerações do momento presente. Vamos pensar em mudar a mentalidade de todos. Para isso, a educação informal é uma alternativa. A educação informal, como o próprio nome diz, é algo que acontece na informalidade, fora da sala de aula. Este blog é um exemplo dessa prática. E você não pode imaginar o número de resultados positivos obtidos num curto prazo. Vamos compreender através de um exemplo. Em regiões mais atrasadas, certas populações consomem água de rios contaminados com esgoto humano. Um gasto exorbitante na área da saúde é realizado por causa das inúmeras doenças adquiridas pelo consumo desse tipo de água. Trata-se, então, de uma população pobre. Pobreza não é só falta de dinheiro. É falta de qualidade de vida. Nossos políticos nada fazem. Existe uma regra bem clara para alguém que quer se tornar político: O povo gosta de ser enganado. Ou seja, se você tratar a água consumida, as pessoas vão precisar pagar uma taxa extra pelo serviço. Em compensação, a qualidade de vida vai subir. Como todos são analfabetos ambientais e não compreendem que água limpa é sinônimo de qualidade de vida, a população nem prefere pagar a taxa e beber água contaminada. Se algum político resolver implantar o tal projeto de tratamento, ninguém vai votar nele. E então, forma-se um ciclo vicioso. O que fazer? Educação informal é parte da solução. Nossos políticos adoram uma propaganda. O filme "Lula, filho do Brasil" é um excelente exemplo. Logo, que tal se nossos políticos, jornalistas, blogueiros, marqueteiros e demais profissionais relacionados com a propaganda divulgassem mais essa parte do meio ambiente por meio de revistas, sites, rádio, cinema e programas de televisão? É preciso despertar a consciência, fazer com que as pessoas "comuns" associem qualidade de vida com o meio ambiente.  

Façamos isso pelo Bem do Mundo!

4 comentários:

  1. Oi Felipe, oi pessoal td bem?
    Eu gostei muito desse comentário sobre as mentiras contadas e sobre a verdade, apesar de discordar de pequenos pontos.
    Visitem meu blog http://opinioesrafadreux.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. so tenho a dizer uma coisa. PERFEITO
    Kátia FErraz
    Educadora ambiental

    ResponderExcluir
  3. O Senhor te αmα do jeito que...
    você é. Primeiro porque Ele nαõ se envergonhα de
    ser chamado...teu Pααi . Segundo porque Ele tem poder pαrα Mudαr você em novα criαturα em Cristo Jesus !
    Αceite α pαternindade de CRISTOO!

    J E S U S T E A M A A!

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que o suposto "aquecimento global", não passa de uma farsa perpetrada pelos "senhores do mundo". Artigo da BBC de Londres, assinada e denunciada por vários cientistas de vários países (FATO)
    Mas por que o clima está "maluco" em todo planeta? Por que a reunião em Copenhagen foi por "água abaixo", sobre o suposto aquecimento global, visando implantar as leis ambientais mais absurdas, principalmente contra os países de 3º mundo?
    Vocês sabem o que HAARP E CHEMTRAILS?
    Pesquisem com equilíbrio em vários sites, inclusive sitados pela History, BBC, CNN etc.. e ficarão cientes do que o homem vem fazendo no ecossistema no afã para redução populacional, com seus "brinquedos" mirabolantes de guerra climática e a pulverização de poeira de bário, poeira de aluminio, dibrometo de etileno, bactérias etc, na atmosfera.

    ResponderExcluir