Querubim é uma espécie de anjo.
E é também o apelido de João do Nascimento, filho de uma prostituta e um pai alcoólatra, morador de uma favela chamada "Canudos." Sem gostar muito de estudar, acaba abandonando a escola e vira um "olheiro", uma espécie de vigia que avisa aos traficantes quando a polícia aparece na favela. Em troca do serviço, ele ganha dinheiro e a amizade de José Martins, também chamado de Dinho, o principal traficante de Canudos.
A amizade entre os dois acaba trazendo muitos benefícios para o garoto. Além de ganhar dinheiro vigiando Canudos, ele distribui, vende e negocia crack, o que também representa lucro para ele. Com o tempo, o garoto abandona a família para morar com Dinho, que mesmo sendo um criminoso, acaba virando um tipo de figura paterna para o moleque. Pedro Alcântara, um professor de biologia, tenta tirar Querubim da vida bandida, sem muito sucesso. O biólogo é um fracasso como professor, já que suas aulas não despertam interesse algum nos alunos. "Por que diabos vou querer saber sobre uma célula?" é o que a maioria dos alunos questiona durante as aulas e sem conseguir explicar esse porquê, Pedro acaba deixando a aula algo chato e improdutivo.
Canudos é uma favela como qualquer outra. Pobre, decadente e dominada pela violência.
Esse é o resumo do livro "Nunca mais Querubim". Se esse livro for publicado, provocará uma enorme polêmica. O autor, no caso eu, com o livro, procuro criticar o sistema de ensino usado nas escolas que é improdutivo porque os alunos pouco se interessem por estudar. E afinal, por que mesmo temos que estudar?
Através do personagem Pedro, eu apresento uma solução para esse dilema.
Querubim, outro protagonista da história, tem a função de mostrar como a nossa juventude, tão despreocupada com o estudo, se perde no mundo das drogas, do tráfico e da prostituição.
Com o decorrer da história, critico a nossa sociedade, pouca preocupada com questões sociais como a pobreza, a miséria e a violência. Para isso, a história se passa em Canudos, uma favela.
A política, a imprensa, as filosofias da nossa nação e os paradigmas nossos são outros alvos das minhas ferozes críticas apresentadas com o livro.
E como não poderia deixar de ser, o tema principal do livro é o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente.
Resumindo, misturo dezenas de assuntos numa mesma narrativa e provo que tudo está interligado. Poluição, meio ambiente, tráfico de drogas, escola, favela, pobreza, miséria, artes, poesia, violência, crime, filosofia, biologia, sociologia, economia e sustentabilidade são os tais temas que eu relaciono com o livro.
Pedro conseguirá melhorar a qualidade de suas aulas e convencerá Querubim a abandonar a vida de criminoso?
As pessoas de Canudos terão uma vida melhor, livres da violência e da pobreza?
Afinal, o bandido, estuprador e o traficante são "vítimas" da sociedade e da falta de oportunidade?
O meio corrompe o homem? Tudo é fruto da questão social?
Os defensores dos direitos humanos estão certos?
Ou meter bala nos miolos de cada um é a única solução?
Leiam para descobrir.
E torçam para que eu consiga publicar o livro.
Prometo que o livro vai mudar muitas cabeças.
E há ainda mais dois livros que quero publicar.
Esperem, aguardem e torçam.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)